quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A tendência de um modelo único nacional para o documento fiscal eletrônico do varejo

A expansão da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) pelo Brasil é evidente. Desde a emissão das primeiras NFC-es obrigatórias no Amazonas e Mato Grosso, diversos estados passaram a aderir ao novo documento fiscal eletrônico do varejo. Com isso, muitos lojistas estão constatando na prática as vantagens trazidas pela NFC-e, como a redução de custos e a agilidade nos processos.

A redução de custos ocorre principalmente com a dispensa do equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), de homologações e lacres. Também há uma significativa economia de papel, já que o novo modelo permite a impressão de um comprovante ecológico.

Para o consumidor, os benefícios também são inúmeros. Ele tem mais segurança, pois a NFC-e possui um QR-Code (código de barras bidimensional) lido por qualquer smartphone, que permite a verificação da validade e autenticidade da transação comercial; e ainda traz a possibilidade de receber o DANFE da NFC-e por e-mail ou SMS. A agilidade no atendimento também tende a ser uma vantagem para quem faz as compras. Com a possibilidade de impressão dos comprovantes de qualquer impressora (térmica ou laser) o pagamento pode ser realizado em mais pontos da loja. Além de redesenhar o tradicional layout do ponto de venda, a mudança também promete acabar com filas de espera para pagamento.

Apesar de todas as vantagens esperadas com a implantação da NFC-e ela ainda não é o modelo único. Alguns estados já estabeleceram a obrigatoriedade da NFC-e, outros aderiram ao projeto piloto, mas há casos em que o documento ainda não foi determinado e também, a situação específica de São Paulo, onde a obrigatoriedade é para o uso do sistema SAT CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor do Cupom Fiscal eletrônico).

Essa falta de padrão faz com que as empresas com filiais em mais estados, precisem preparar alternativas diferentes em seus sistemas de gestão e vendas. Essa diferenciação não é nada interessante, já que acarreta mais custos e maior tempo para a adaptação.

Por conta disso, acredito que no futuro, os estados adotem um modelo de documento unificado. A tendência atual é que a NFC-e seja este modelo, pois já está definida como a opção da maioria dos estados. A abordagem única seria muito importante, pois teria reflexo direto para o empresário varejista, que teria menos custos de implantação e de manutenção e um processo uniforme em todas suas operações de varejo.

Hoje em dia, seja qual for o segmento, redução de custos e agilidade são sempre fatores primordiais para o sucesso dos negócios.

FONTE: SEGS

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Automação, transformação e gerenciamento de Documentos com o LRS Document Automation

LRS-IMAGE-1A maioria dos sistemas das empresas geram documentos e relatórios com layout padrão. Qualquer alteração na saída ou no layout desses relatório são custosos, pois demandam tempo e  depender de equipes externas.

Com a solução “LRS® Document Automation” podemos separar as informações do formato final da sua aplicação e enviar para impressoras, e-mail e arquivar. Isso permite implementar novas tecnologias no documento, melhorar o processo e sem fazer qualquer alteração no seu sistema. Veja abaixo as soluções de automação:

  • Document Transforms converte os dados nativos gerado pela aplicação em um formato compatível com impressoras normais ou em formato digital, por exemplo o formato GOF ou OTF nativo da aplicação SAP pode ser convertido em PDF para ser visualizado digitalmente ou PCL e PostScript para impressão.

  • Intelligent Document Bundling extrai páginas selecionadas de múltiplos documentos, inseri conteúdos dinâmicos ou marcas d’água, combinando em um único documento facilitando o preenchimento e o fluxo de trabalho.
  • FormPort para VPSX permite que você manipule de maneira inteligente os dados de impressão e crie formas dinâmicas com logotipos, assinaturas, código de barras e muito mais. Você elimina a necessidade de formulários pré-impresso  caros e possibilita atualizar seus formulários e documentos que são enviados para seus clientes de maneira simples sem modifica a sua aplicação.

As três soluções trabalham com a solução LRS Enterprise Output Server que ajuda a capturar e formatar as suas  informações de negócio e entregar com segurança no formato impresso ou eletronicamente. O arquivamento de documento e o Pull Printing minimizam o desperdício de papeis impresso, economizando dinheiro e protegendo as informações.

Para maiores detalhes entre em contato com a GB, Distrbuidor oficial da LRS no Brasil:

LRSDistributorrgb_jpg_thumbGB Network & Print
Transformamos Dados em Informação
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork