terça-feira, 9 de outubro de 2012

Código de barras completa 60 anos de existência

60anos-barcode

Neste final de semana o código de barras chegou ao seu 60º aniversário. A combinação de linhas e espaços foi patenteada em 7 de outubro de 1952 por dois americanos e até hoje é aplicada para identificar uma série de mercadorias e até mesmo pacientes em hospitais. De acordo com a BBC, existem mais de cinco milhões de códigos de barra únicos sendo usados em todo o mundo.

O setor ferroviário foi o primeiro a utilizar o potencial dos códigos de barra, identificando trens e vagões com números únicos. Nos supermercados e outros pontos comerciais o método só se popularizou a partir de 1974, porque antes não existia a tecnologia laser necessária para ler os códigos de forma prática e econômica.

O código como conhecemos hoje foi utilizado pela primeira vez por um supermercado de Ohio para vender pacotes de chiclete da marca Wrigleys. Atualmente, é utilizado com forma de controle para entrada e saída de produtos e afins de uma infinidade de empresas - é praticamente onipresente entre itens de consumo.

Novas tecnologias seguem surgindo neste segmento, como é o caso do código de resposta rápida QR code, e especialistas dizem que o código de barras ainda está longe de desaparecer de nossa vidas.

Atualmente os modelos mais utilizados e conhecidos de códigos de barras no mundo são o GS1-13 ou EAN 13, que é utilizado nos produtos comercializados nos supermercados e o QR-Code, da nova geração de códigos bidimensionais (2d).

qrcodegb
QR code
barcode_ean13
GS1-13 / EAN 13


A GB, a 17 anos no mercado brasileiro e líder em soluções de código de barras, pode oferecer os seguintes produtos e serviços para geração e impressão de códigos de barra GS1, QR-Code ou outros modelos:

  • na versão Windows, fonte Trutype (TTF) com conversão via DLL;
  • no formato PCL através dos módulos Barcode Jet/BarDIMM ou BarStorm, ambos compatíveis com impressoras laser PCL5;
  • Fontes em outros formatos: AFP, PostScript, Open Type, etc;
  • impressão gráfica em material publicitário, etiquetas, rótulos, embalagens, etc;
  • Geração de imagens em alta resolução;

Entre em contato:

GB NETWORK & PRINT 
TEL: (11) 5535-4857

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

IPM - Intelligent Print Management - A ferramenta que proporciona impressão baseada em regras.

A informação sem ação é inútil.
O IPM com seus 3 pilares: condições, ações e notificações, garante que a política de impressão de sua companhia seja aplicada.
As "regras de negócio" de sua empresa poderão ser compulsoriamente seguidas sem mais ficar na dependência do comportamento do usuário. ipm_diagram_big

Alguns exemplos do que o IPM pode fazer pela sua empresa:

  • Bloquear a impressão de páginas da internet que, na sua grande maioria, são impressão incorretamente, sem formatação e em várias páginas. Ao mesmo tempo notificar o usuário que essa impressão não foi realizada;
  • Direcionar toda a impressão colorida de um ou vários usuários, ou mesmo de uma ou mais departamentos para uma impressora monocromática (que imprima em preto somente) que tenha um menor custo de impressão;
  • Imprimir o nome do usuário no canto inferior da página para facilitar a identificação do job após a sua impressão;
  • Entre muitas outras condições, ações e notificações que podem ser aplicadas de acordo com a necessidade de cada empresa.

Além disso, alertas de custos opcionais ajudam a conscientizar os usuários sobre os elevados gastos com impressão.

Acessando o vídeo no link abaixo você poderá ver um exemplo de como é fácil configurar uma regra no IPM, trazendo sensível redução de custo ao seu ambiente de impressão:

 

Aguarde que nas próximas edições do GB News continuaremos a abordar cada um dos principaisprodutos da suíte Print Evolve.

Para obter mais informações sobre essa solução entre em contato:

GB Network & Print
Tel.: (11) 5535-4857
Skype: gbnetwork
e-mail:
comercial@gbnet.com.br

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Solução de correção automática de provas resolve problema da UPE

Veja no Caso de sucesso abaixo, com a GB Network & Print resolveu os problemas de correção de provas dessa Universidade com o software Remark Office OMR 8.

Cliente: UPE – Universidade Federal de Pernambuco

Problema: o cliente utilizava antigas máquinas de leitura ótica convencionais para correção de testes de provas.

O processo de correção de provas como um todo, desde a captação das respostas dos alunos até a análise final dos dados, não agradava totalmente alguns professores que buscavam sistemas mais evoluídos. Alguns dos problemas eram:

  • Formulários caros
  • Dependência de formulários pré-impressos
  • Manutenção cara e difícil
  • Operação complexa e delicada
  • Limitação de recursos para análises

clip_image002Fotografia de Máquina de leitura ótica onde são passados os cartões de resposta dos testes,extraída do portal G1 (Crédito da Foto: Roberto Sousa/Fundação Vunesp).

Solução: A partir da aquisição do Remark Office OMR 8, distribuído no Brasil pela GB Network & Print, professores da UPE passaram a ter flexibilidade para criação de folhas de respostas para suas avaliações que mais atendessem suas expectativas. Mas o que mais espantou os profissionais da UPE foi o salto tecnológico adquirido.
A partir de depoimentos, resumimos nos tópicos abaixo os benefícios gerados por essa ferramenta:

  • Liberdade para criação de formulários (folhas de respostas)
  • Agilidade no processo
  • Não dependência de mão de obra operacional especializada
  • Diversidade de recursos surpreendeu o cliente, entre outros:
    • Dados estatísticos
    • Identificação de formulários preenchidos com as mesmas respostas (suspeita de fraude/cola)
    • Possibilidade de trabalhar com duas alternativas corretas no mesmo teste.

clip_image001

Resultado: Trata-se de um projeto implementadohá pouco tempo de modo que não há dados nem massa critica suficientes para mensurar o resultado efetivo do projeto. Contudo a primeira impressão dos profissionais que estão utilizando a ferramenta e seus depoimentos nos levam a crer que trata-se de um projeto de sucesso. A prova disso é que já foram feitas duas aquisições de pacotes de licença de software e outras estão por vir.

Para saber mais informações sobre essa solução, entre em contato com a GB, líder no mercado brasileiro em soluções de impressão desde 1995:

GB Network & Print
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork